REGRAS DO TRUCO LIVRE GAUDÉRIO

TABELA DOS PONTOS DAS CARTAS PARA O JOGO
MANILHAS ALTAS MEDIANAS BAIXAS
13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

REGRAS

O jogo Truco Livre Gaudério possui 2 ou 4 participantes, é jogado com o baralho espanhol, retirando-se as cartas 8, 9 e coringas. Joga-se com as Manilhas fixas, ou seja, as cartas que possuem os maiores valores e não empatam com nenhuma outra são sempre as mesmas (conforme a tabela). O Vencedor será o jogador ou a dupla que fizer 18 tentos ou mais.

AS CARTAS - Os valores das cartas são, conforme a tabela de referência em ordem decrescente, as 4 Manilhas: Ás de espadas(13), Ás de paus(12), Sete de espadas(11) e o Sete de ouros(10); depois as cartas ALTAS, compostas de todos os 3(9), todos os 2(8) e os demais Azes(7); depois as cartas MEDIANAS, compostas de todos os Reis - 12(6), todos os Cavaleiros - 11(5) e todos os Sotas - 10(4); Finalmente as 4 cartas BAIXAS, compostas dos demais 7(3), todos os 6(2), todos os 5(1), todos os 4(0).

RESUMO - O Truco Gaudério possui 2 tipos de desafios, primeiramente joga-se os PONTOS, quando a combinação de naipes das cartas permite gritar o ENVIDO ou cantar uma FLOR. O vencedor dos PONTOS expõe a combinações possíveis de suas cartas para o embate do JOGO. No JOGO, vence o melhor de 3 rodadas conforme os valores das cartas.

OS PONTOS - Os pontos são considerados pela combinação dos naipes, variam entre 0 e 33 para o envido e 0 e 38 para a FLOR, conforme o valor dos pontos das cartas. A regra básica da pontuação das cartas para os PONTOS envido é somar 20 quando possui mais de uma carta do mesmo naipe, mais o valor de cada carta. As figuras possum valor 0 para os PONTOS, conforme os exemplos:

Se o jogador possui três figuras, possui 0 (mínimo) para a disputa dos Pontos;

Pontos: 0

Se as 3 cartas são de naipe diferentes, o valor dos pontos da carta mais alta será considerado para a disputa dos Pontos.

Pontos: 7

Se o jogador possui 2 figuras do mesmo naipe, possui 20 (20+0+0) pontos para a disputa dos Pontos;

Pontos: 20

Se 2 cartas são de naipe iguais, soma-se 20 mais o valor de cada carta, se possui as cartas 6 e 7 possui 33(20+6+7) pontos(máximo) para a disputa dos Pontos;

Pontos: 33

No caso da FLOR, segue-se o mesmo raciocínio, se as 3 cartas são de naipe iguais, soma-se 20 mais o valor de cada carta, se possui as cartas 5, 6 e 7 possui 38(20+5+6+7) pontos para a disputa dos Pontos;

Pontos: 38

O JOGO - As jogadas constam de três rodadas, começadas pelo mão. Joga-se o Valor do Jogo de cada carta, uma contra a outra expostas na mesa. O vencedor é o melhor em duas dessas rodadas. Quem vencer a primeira rodada possui vantagem em caso de empate nas outras duas rodadas. Em caso de empate na primeira rodada, o vencedor da segunda é o vencedor da jogada. Sempre que houver empate, a vez de jogar é do mão da jogada.

O TRUCO - O truco pode ser 'gritado' por qualquer jogador em qualquer momento da partida, Se nenhum jogador gritar Truco, o valor da partida vale 1 tento (veja tabela 'Tentos do Truco'). Se o mão gritar Truco, o jogador oponente tem o direito de pedir os pontos, ou seja, pedir Envido, pois os pontos são disputados antes do Truco. Após a disputa dos pontos, volta o desafio do Truco, retornando a vez para o desafiado.

OS REPIQUES - Tanto os pontos como o jogo podem ser repicados. O direito do repique sempre é do jogador desafiado.

TENTOS DO ENVIDO
Desafio Repique Não Quero Quero
Envido   1 2
Envido Envido 2 4
Envido Real Envido 2 5
Real Envido   1 3
Real Envido Real Envido 3 6
Falta Envido A falta não tem repique 1 Falta*
O valor da Falta é a diferença entre o valor da partida (18 tentos) e os pontos do jogador que está vencendo. Se o jogador que está vencendo pede a Falta e vence a disputa, ele vence toda a Partida, pois ganha os pontos da Falta.

TENTOS DO TRUCO
Desafio Repique Não Quero Quero
Truco   1 2
Truco Retruco 2 3
Retruco Vale 4 3 4

TENTOS DA FLOR
Desafio Repique Me Achico* Quero
Flor   3 **
Flor Flor 3 6
Flor Contra-Flor 3 6
Flor Contra-Flor e o Resto 6 A partida

** A Flor não tem a opção Não quero, apenas se os dois jogadores possuem flor, existe a possibilidade de achicar-se, de forma a não perder muitos tentos

» A Flor não tem a opção Quero, se apenas um dos jogadores tem flor, existe a aceitação 'é boa'.

» Se os dois jogadores possuem flor, existe a possibilidade de jogar contra-flor ou contra-flor-e-o-resto, como forma de repique da flor.

» A flor é um bônus do jogo, porque o fato de tê-la é pura sorte.

» O jogador que tiver uma flor não pode ser desafiado para um envido, pois envidar contra flor é proibido.

» No caso dos dois possuirem flor, existe o embate entre os jogadores para disputar os pontos das cartas de duas formas:

1 - Através do embate Contra-Flor

* O jogador desafiado pode desistir do embate, no caso chama-se de "Achico" que significa fugir de medo. Paga os 3 tentos pela fuga.

* O jogador vencedor nos pontos ganha 6 tentos

2 - Através do embate Contra-Flor e o resto

* O jogador desafiado pode desistir do embate, no caso chama-se de "Achico" que significa fugir de medo. Paga os 6 tentos pela fuga.

* O jogador vencedor nos pontos ganha os tentos que faltam para o jogador com mais tentos na partida chegar a 18 tentos.